Image Map

16 de março de 2015

Exposição Salvador Dalí – CCBB


No dia 20 de setembro de 2014, visitei a Exposição Salvador Dalí, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na cidade do Rio de Janeiro.


Autorretrato Cubista 1923
A Máxima Velocidade Da Madona de Rafael 1954

A mostra reuniu cerca de 150 obras, dentre essas: 29 pinturas, 72 gravuras e desenhos, 16 fotos e 39 documentos, que abrangem tanto o período surrealista, quanto o seu conjunto de ilustrações para obras literárias, como: Dom Quixote, Fausto, O Velho e O Mar e (o meu preferido) Alice no País das Maravilhas.

A mostra conta também com projeções, revistas, livros de sua biblioteca particular e folhetos das exposições de Dalí.


Uma seção interessante é o “Rosto de Mae West utilizado como apartamento”. Que é uma versão da obra “Rosto de Mae West que pode ser utilizado como apartamento surrealista” (1934-35) em tamanho real e tridimensional. Quando você fica no ponto correto, é como se você estivesse realmente dentro do quadro. Um transporte da arte para a realidade.
Rosto de Mae West utilizado como apartamento
A mostra ficou exposta de 30 de maio a 22 de setembro de 2014 e contou com obras das principais instituições colecionadoras do pintor: a Fundação Gala-Salvador Dalí (Figueres), o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Madri) e o Museu Salvador Dalí (Flórida).

Curadoria: Montse Aguer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário