Image Map

13 de julho de 2018

ANÁLISE - As referências de "God Is a Woman" da Ariana Grande

Hoje (13) a Ariana Grande publicou o clipe do seu novo single "God Is a Woman", dirigido por Dave Meyers. A música e o clipe vieram para questionar a história contada pelos homens através do tempo, onde o homem é o centro do Universo e a mulher em segundo plano. Além de ser uma grande obra de arte visual, faz referências à muitas obras de artes e mitos da cultura mundial.



O vídeo já começa com uma referência ao universo girando na altura do seu útero, afinal é o órgão que gera vida. E é novamente representado na cena do quarto branco, onde Ariana pode representar um óvulo e os homens cobertos de espuma podem representar os espermatozoides.


E depois de ter postado em seu twitter "Vagina é um privilégio", ela representa a vagina de várias maneiras diferentes ao longo do vídeo. Neste lago, a água é um símbolo de purificação, fecundidade e fertilidade. E as cores na água, formam uma vagina. E os movimentos delicados dela podem ser interpretados como analogia à masturbação feminina. Mais a frente, ela aparece nesse mesmo local com uma planta junto de si, um ramo de oliveira, mesma planta que foi usada para sinalizar o fim do dilúvio e que significa vitória sobre o pecado.

A seguir, nós temos uma cena com diversas referências diferentes. A pose da cantora faz referência à escultura "O Pensador", de Auguste Rodin, enquanto é atacada por pequenos homens. Uma referência ao homem querendo diminuir a mulher, um ser majestoso, para que ela o sirva. E também aos ataques que ela sofre e vai sofrer por ter essa mentalidade e por ser uma mulher de sucesso.


E um trecho do livro onde os homens estão em pé, "I'agriculture aprés I'armistice", pode fazer referência à Primeira Guerra Mundial, onde as mulheres precisaram começar a trabalhar fora, muitas participaram da guerra e puderam votar e estudar.

A próxima cena também faz várias referências. Cercada de lobos ela faz referência ao livro "Mulheres que correm com os lobo", de Clarissa Pinkola Estés, que faz uma análise de diversos contos de fadas e de como a mulher foi domesticada ao longo dos anos para que não se rebelasse. E os lobos também lembram Perséfone, rainha do submundo, ao lado de Cérbero, cão de três cabeças que protegia a entrada do submundo.



Além homenagear Madonna usando um figurino icônico dela, usado em 1990 na turnê "Blonde Ambition", o corset com sutiã em formato de cone, do estilista Jean Paul Gaultier.

Depois, vemos duas referências bíblicas ao momento da criação. A criação da luz, como a própria luz, como visto algumas vezes na Bíblia, onde diz que Deus é luz. E a criação do mundo,  com Ariana gigantesca sentada sobre a Terra e movimentando as nuvens e o espaço. Nessa posição ela também pode representar Gaia, a Mãe-Terra na mitologia grega.


Uma cena que deixou muita gente confusa, foi a dos castores. Confesso que também fiquei confuso, até ler duas teorias que juntas fizeram sentido para mim. Seria uma referência ao livro Isaías 2, onde fala sobre como os homens iriam fugir para cavernas e para buracos na terra. E os castores são considerados pragas em alguns países e tem a capacidade de cavar túneis subterrâneos. E o grito? Na época de reprodução, os machos dão esses gritos altos e agudos em busca de fêmeas. Além de que "beaver", castor em inglês, é uma gíria para vagina.

Temos mais uma referência bíblica, quando Ariana está no Jardim do Éden, exaltando o dom da gestação, exclusivo das mulheres. 

A próxima cena, representa a figura mitológica da fundação de Roma, quando Rômulo e Remo foram cuidados e amamentados pela loba que os salvou do rio em que foram jogados, representada na estátua "Lupa Capitolina".


No centro do universo, assim como Deus, Ariana, no meio de um triangulo que faz referência à Santíssima Trindade, faz um gesto com as mãos, mais uma referência à vagina.

E Ariana Grande interrompe a música para um monólogo. Texto retirado do filme "Pulp Fiction", de Quentin Tarantino, que na verdade já é uma citação bíblica. A voz de Deus neste monólogo é a de Madonna e aproveita para trocar o gênero masculino para o feminino, dizendo: "Eu vou atacar com grande vingança e raiva aqueles que tentarem envenenar e destruir minhas irmãs. E você saberá que meu nome é Senhor(a) quando eu colocar minha vingança sobre ti."

Também faz referência a deusa Bastet, divindade solar, deusa da fertilidade e protetora dos gatos E das mulheres.




E, fechando o vídeo, com a referência, na minha opinião, mais icônico do vídeo. Uma releitura de "A Criação de Adão", de Michelangelo, substituindo não apenas o Deus homem por uma Deusa mulher, mas todos as pessoas da obra, foram substituídas por mulheres.


Ufa, acredito que falei de todas as referências. Faltou alguma? Deixa aqui nos comentários junto com a sua opinião sobre esse vídeo tão maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário