Image Map

18 de julho de 2018

TAG dos 50% | 2018

Meio do ano chegou e chega o momento de vermos tudo que já lemos durante o ano e o que ainda precisamos ler até o fim do ano. E nada melhor para ajudar nesse balanço do que uma tag. Nos últimos dois anos, eu fiz essa tag em vídeo para o youtube. Mas esse ano eu vou fazer aqui...

Esse ano foi meio fraco de leituras. Eu falo isso todo ano, mas dessa vez eu tenho uma boa desculpa: eu passei pra faculdade. Apesar de que leitura conta como atividade, então não deveria ser uma desculpa. ENFIM... Vamos para a TAG.


1 - O melhor livro que você leu até agora

Eu não posso dizer que esse foi um bom ano de leituras. Poucos dos livros que eu li, eu gostei. Mas teve um livro que eu amei: Dois Garotos se Beijando, do David Levithan. Foi um dos primeiros livros que eu li no ano, me tocou de muitas maneiras e eu me identifiquei bastante com ele. Rolou até uma resenha em vídeo dele recentemente.


2 - A melhor continuação

Esse ano eu não li nenhuma continuação propriamente dita. Para não dizer que não li nenhuma, eu li dois contos da série A Seleção, da Kiera Cass, O Príncipe e O Guarda.
Eles se passam em momentos diferentes da série. O Príncipe conta o ponto de vista de Maxon no início do processo da seleção. O Guarda conta o ponto de vista de Aspen como guarda do castelo durante o processo da seleção (SPOILER: no momento em que Marlee é punida por ter um caso com um dos guardas).

3 - Algum lançamento do primeiro semestre que você ainda não leu, mas quer muito

Vou escolher um livro que estou lendo no momento: O que eu tô fazendo da minha vida?, do Daniel Bovolento. Um conjunto de crônicas sobre os momentos de crise que todo jovem tem nos dias atuais: faculdade, emprego, relacionamentos, depressão, ansiedade e tudo mais. Eu já estou lendo e acredito que em breve farei uma resenha.

4 - O livro mais aguardado do segundo semestre

Acho que essa já é minha resposta padrão, mas eu não sou muito ligado no mercado editorial para saber quais livros vão ser lançados e não tem nenhum que eu esteja ansioso para que seja lançado.

5 - O livro que mais te decepcionou este ano

Essa é bem fácil... Minha maior decepção desse ano foi a série Notívago, do Thiago Drummond. O livro não é ruim, a história é boa, a escrita é boa, os personagens são bons. Tinha tudo para eu amar o livro. O grande problema foi que o formato do livro é péssimo. Em teoria ele deveria ser escrito em sete partes, mas essa sete partes são MUITO curtas. Eu peguei o primeiro gratuito na Amazon e comprei os dois seguintes, para notar que tudo poderia ter sido condensado em um conto único. E a história parou na terceira parte, não tem mais nenhum conto disponível e a história ficou pela metade. Esse é o motivo da minha decepção.

6 - O livro que mais te surpreendeu este ano

Não tive grandes surpresas esse ano. Mas para não perder o trocadilho, este ano eu li (finalmente) Surpreendente, do Maurício Gomyde. É um livro bem gostosinho de se ler. Uma ótima indicação para ler durante alguma viagem, já que ele é um daqueles livros de road trip. Não foi tão surpreendente quanto o título promete, mas valeu a leitura.

7 - Novo autor favorito

O autor que ganhou meu coração neste ano foi o David Levithan. Quem me acompanha no canal sabe que eu não gostava dele depois de ler Naomi e Ely, mas foi com Dois Garotos se Beijando que ele me conquistou. Ainda esse ano, eu li também Garoto encontra Garoto, não me tocou como Dois Garotos se Beijando, mas acabei entendendo o objetivo do autor. E também teve resenha no canal.


8 - A sua quedinha por personagem fictício mais recente

Eu não senti crush por NENHUM personagem dos livros que li. Ou eu já passei dessa fase ou não achei nenhum dos personagens interessantes o bastante. Me sinto inclinado a concordar com a segunda opção.

9 - Seu personagem favoritos mais recente

Apesar de não ser meu livro preferido do ano, Garoto encontra Garoto tem a personagem mais legal de todos os livros que li durante o ano: a Infinite Darlene. A drag queen da escola, que também é quarterback do time de futebol americano.


10 - Um livro que te fez chorar no primeiro semestre / 11 - Um livro que te fez feliz no primeiro semestre

Não canso de falar desse livro, então eu vou falar novamente: Dois Garotos se Beijando. Como eu falei na resenha, eu me identifiquei muito com alguns personagens, por isso eu acabei chorando em vários momentos do livro. E a história é muito bonita, por isso me fez feliz enquanto lia.

12 - Melhor adaptação cinematográfica que você assistiu até agora

Esse ano, a única adaptação cinematográfica que eu assisti foi Com Amor, Simon, adaptação de Simon vs a Agenda Homo Sapiens. Não estou colocando ele aqui por ser a única que vi, mas por ter sido bem adaptado mesmo. Como eu tinha lido o livro pouco tempo antes de ver o filme, deu para comparar bastante e a adaptação foi realmente muito. Em breve sairá no canal um vídeo comparando o livro ao filme. Enquanto isso, temos a resenha do livro.


13 - Sua resenha favorita desse primeiro semestre

Quase todas as resenhas que fiz esse ano já foram citadas nesse post. Mas nenhuma delas é a minha favorita. A minha favorita sairá no segundo semestre. Então eu vou deixar aqui a única resenha que não citei nesse post.


14 - O livro mais bonito que você comprou ou ganhou este ano

Esse ano eu não estou comprando livros esse ano. Muito menos recebendo livros de parceria. Ganhar então... Mais difícil ainda. A única coisa que mantém certo movimento na minha estante é o regime de trocas no skoob. Mas não achei nenhum livro que se encaixasse nessa pergunta.

15 - Quais livros você precisa ou quer muito ler até o fim do ano

Essa é a pergunta que eu mais odeio nessa tag. Além de estar numa fase da vida em que estou prezando a minha sanidade mental. Estou seguindo o método Rousseff de metas: "Não vamos colocar. Vamos deixar a meta aberta, mas, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta". Por isso, vou ler quando estiver com vontade, o livro que estiver com vontade. E se não estiver gostando, é só trocar o livro também.

Essa foi a tag que resume as leituras do primeiro semestre do ano. Espero que tenha sido pelo menos interessante. Conta pra mim qual foi o seu livro preferido do ano e os motivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário