Image Map

21 de agosto de 2018

ANÁLISE - Lição de Sororidade em "God is a Woman" no VMA 2018

Ontem (21) aconteceu o VMA 2018 (Video Music Awards), uma das grandes premiações da música realizada pela MTV. E uma das apresentações que aconteceram foi a de Ariana Grande com seu single "God is a Woman". Se você ainda não assistiu a apresentação, veja agora:
O clipe de "God is a Woman"contém muitas referências à obras de arte famosas, colocando a mulher como ponto focal. E ele já foi analisado aqui no blogAo fazer o clipe de "God is a Woman", Ariana Grande deixou de fora a obra "A Última Ceia", de Leonardo da Vinci.

Confesso que eu senti falta, mas parece que a escolha foi proposital e muito bem planejada, pois ela usou no palco do VMA 2018. Em um palco repleto de mulheres, ela recriou a cena pintada por Da Vinci e nos deu uma interessante lição sobre sororidade.

Apesar de se representar como uma deusa em todas as obras no clipe, Ariana não se retrata como Jesus, única divindade e ponto focal da obra de Da Vinci. Ao recriar a obra no palco, a mulher que representava Jesus, em "A Última Ceia", era uma mulher negra e todas as mulheres representavam diferentes divindades e não apenas seguidoras de uma única deusa.

Com isso, Ariana nos deu um grande exemplo de sororidade, mostrando que todas as mulheres tem valor, tem seu papel e tem que se manter juntas. E a sororidade é isso, a aliança entre as mulheres baseada na empatia e no companheirismo. Que também foi representada na coreografia, onde os movimentos eram sincronizados e demonstravam o companheirismo entre todas essas deusas.

E para fechar a apresentação, entram no palco mãe, avó e prima de Ariana Grande. Um momento emocionante para todas elas.

O que você acho dessa apresentação? Eu achei fantástica, mal posso esperar por outros Lives dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário